sexta-feira, 31 de maio de 2013

Manuscrito Da Torá Mais Antigo Do Mundo É Encontrado Na Itália

O manuscrito da Torá mais antigo do mundo pode ter sido encontrado por um professor de estudos hebraicos da Universidade de Bolonha, na Itália. De acordo com o pesquisador Mauro Perani, o valioso pergaminho de pele de cordeiro foi escrito no século XII e teria sido catalogado de forma errada por um arquivista da biblioteca universitária em 1889, que acreditou que o documento era do século XVII.  
As suspeitas de que o pergaminho teria sido datado incorretamente começaram quando o professor notou que havia no texto letras e sinais que passaram a ser proibidos pelo erudito e filósofo judeu Moisés Maimônides no século XII.
Em excelente estado de conservação, o pergaminho foi submetido a provas de carbono na Itália e Estados Unidos, que confirmaram que foi escrito entre o fim do século XII e o começo do século XIII. O documento mede 36 metros de comprimento por 64 centímetros de largura.
Esse documento é considerado de valor incalculável já que muitos foram destruídos pelos nazistas na Europa central e os fascistas na Itália.


Mardoucostins 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário